Cracking

Tommi Musturi

 

26 Fevereiro – 16 Abril 2022

Os traços do contador de histórias agarram-se à própria história do mesmo modo como as impressões digitais do ceramista se prendem Walter Benjamin ao vaso” Nestas duas últimas  décadas, o artista multifacetado finlandês Tommi Musturi (Ruovesi, 1975) tem sido uma influente  eferência no seio de vários selos editoriais e gráficos independentes da Europa, e para além dela.  m artista multidisciplinar, tanto no campo das “belas artes” e das “populares”, trabalhando em imagem e som, e igualmente constituindo-se como uma poderosíssima força editorial através da Boing Being, da Huuda Huuda e da KutiKuti, Musturi é um nome celebrado. O seu trabalho é sobretudo conhecido pela beleza luxuriante e conceptualismo desafiante, e esta exposição reflectirá parte da incrível variedade da sua produção individual. Ter sido publicado pela importante e prestigiante Fantagraphics, nos Estados Unidos, angariou-lhe uma atenção maior no palco internacional. Todavia, a sua contínua colaboração com casas independentes por toda a Europa já tem uma longa história. Portugal ocupa um lugar especial neste contacto, uma vez que o seu trabalho tem sido apresentado sobretudo pela editora Chili Com Carne, que co-publicou, entre outros trabalhos curtos, os dois volumes da série Samuel e Antologia da Mente, um livro que coligiu a produção de banda desenhada do autor de entre 1997 e 2017 em pequenas editoras, zines e outras peças. Esta apresenta uma série de 15 pinturas e 3 bandeiras, todas datadas de 2019 e 2020, em tintas acrílicas e outros materiais, que mostram uma das práticas ou produções correntes do artista: uma permanente tensão entre o figurativo e o abstracto, entre as formas mais afectas a um certo imaginário popular da animação e banda desenhada e um movediço informe que parece dar conta daquele fundo inquieto de onde partem todas as formas (o reino das Madres de Goethe). A exposição ainda incluirá um conjunto alargado de múltiplos, que remontam a 2012 e atravessam esta última década de trabalho.

Biografia

 

Tommi Musturi, 1975  

Estudou na Universidade de Artes e Design em Helsínquia. Vive e trabalha em Tampere.

Tommi Musturi é a figura central na banda desenhada finlandesa como cartoonista, ilustrador, designer gráfico e artista. Em simultaneo ao seu trabalho no campo da banda desenhada, establece actividade como artista, editor e curador.

Como editor, publica a revista trimestral Kuti no âmbito do colectivo de artistas Kutikuti. Desde 1997, publica a prestigiada antologia anual de banda desenhada Glömp (10 números publicados) com autores finlandeses e internacionais (incluindo Ilan Manouach, Frédéric Poincelet, André Lemos e os que publica noutros locais), vencedor do Prémio Alternative Comics no Festival de Angoulême em 2005, no Festival SPX (Suécia) e no Festival de Banda Desenhada de Helsínquia (Finlândia).

Dirige a editora Huuda Huuda, desde 2006 com Jelle Hugaerts, publicando autores como Chester Brown, Florent Ruppert & Jérôme Mulot, Daniel Clowes, Olivier Schrauwen, Kamagurka, Gary Panter, Joann Sfar, Michelangelo Setola e autores finlandeses como Anna Sailamaa, Jyrki Heikkinen, Ville Ranta, Amanda Vähämäki e ele próprio.

Publica ainda os seus livros no seu próprio país, assim como em Portugal, Alemanha, Suécia e América do Norte. 

Em 2004 foi-lhe atribuído o terceiro prémio no concurso Fumetto. Isto levou a uma grande exposição retrospectiva em Lucerna como parte do 20º aniversário do festival Fumetto em 20124. Musturi participou na exposição de banda desenhada finlandesa no Festival de Angoulême em 2006. Em 2012, participou na exposição colectiva Eye balling, As novas formas de banda desenhada no Museu Kiasma em Helsínquia, juntamente com outros 13 autores finlandeses e apresentou o projecto Samuel Kiasma, esculturas baseadas no universo de Samuel: uma espécie de teatro mecânico, com sons e iluminação colorida, feito de MDF, cartão, poliuretano, peças de madeira encontradas na floresta e tinta branca.

Equipa:

 

Direção Artística: Clube de Desenho 

Curadoria e Desenho de Exposição: Tinta nos Nervos

Assistência de Montagem: Carlos Pinheiro

Material Gráfico: Tinta nos Nervos

Para mais informações: tintanosnervos.com