INFERNO DO INVERNO
IRENE LOUREIRO
27 Jan. – 02 Mar. 2024
© Carlos Campos
A exposição reúne parte de um arquivo de imagens da artista, e várias pinturas a óleo e a guache, que em certos casos se poderiam designar como desenhos com cor.
Estas representações, de execução relativamente rápida e em cores saturadas, abrem-se à exploração poética pontuada pelo humor: surgem-nos personagens incompletas – esburacadas, entaladas, desfiguradas -, pedras que insinuam figuras humanas, sínteses abstratas, vegetação que brota de rochedos e fragmentos que se confundem com partes do corpo humano. No seu conjunto, evocam o estado de transcendência do sujeito pela transfiguração das personagens, mas também o estado da autora no impulso do fazer e no devir da pintura, próprios ao ato de criação.
Parte das imagens de arquivo aqui apresentadas, foi resgatada a publicações de história da arte, entre as quais se documentam fragmentos de estátuas partidas da antiguidade clássica, mas também se incluem imagens relativas a memórias de viagens e temas avulsos, tais como montanhas e formações rochosas. É a partir delas que a autora elabora, por meios gráficos e pictóricos, reconfigurações sucessivas dos temas e das suas relações de significado.
Os desenhos ou pinturas vão revelando associações e analogias entre assuntos aparentemente dissociados. A reinvenção dos seus significados surge algo orientada pela escrita de caráter diarístico, as citações, os chorrilhos de palavras e derivações fonéticas que afinam ligações com os títulos dos trabalhos. São tentativas de fazer emergir uma interioridade, isto é, revelar das imagens, e através delas, uma latência invisível, uma essência pressentida, mas incircunscritível, uma dimensão psíquica ou filosófica, eventualmente uma condição absurda, impenetrável ou multiplamente interpenetrada… Esta é uma prática incessante, é um fazer non finito, um fluxo que projeta inúmeros caminhos interpretativos, possibilidades sempre abertas, na medida em que o significado de uma imagem não se fecha em si, não se realiza nem se constrói isoladamente, dentro do seu enquadramento físico exclusivo. Pelo contrário, a indagação dos seus possíveis significados, assim como a exploração das suas aparências, realiza-se a enriquece-se sucessivamente no encontro com outras imagens.
Para além de um impulso de retorno à natureza como desejo de reconciliação, de necessidade de experiência sensorial e preenchimento de um vazio espiritual, a exposição Inferno do Inverno alude, também, para uma convivência do sujeito com a paisagem natural além da contemplação: onde não somos meros burgueses a olhar para as montanhas e a recolher fragmentos como coisa sagrada se tratasse. Escapando a tendências moralizantes, há aqui uma mistura entre romantismo e animismo em que se subentende uma relação entre um norte granítico e os humores de quem nele vive.
No seu conjunto, a exposição resulta enquanto materialização de um imaginário afetivo de dimensões anímicas e psíquicas suscitadas pela contemplação e pela experiência. Em traços gerais, prevalece a relação figurativa com a fragmentação escultórica e a presença das formações rochosas cuja angulosidade exprime, não tanto a sua aparência superficial e ótica, mas a força que impele a partir do seu interior.
Irene Loureiro e Luís Fortunato Lima, 2024
Irene Loureiro (1980) é membro do coletivo artístico PIZZ BUIN fundado em 2005. Individualmente apresentou o seu trabalho na exposição Mão que dá, mão que atira (Galeria da Casa da Imagem, 2014) e em On the Road à Procura do Senhor (Galeria do atelier Cirurgias Urbanas, 2009). Tem desenhos publicados no Mapa #16, Três Três #7, e em Carne e Osso #2. É mestre em Desenho e Técnicas de Impressão (FBAUP, 2012) e licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR, 2005). Publicou o artigo O anterior e interno ao fazer: Desenho a partir de imagens do arquivo pessoal, em Fotografia e Arquivo (CEAA/ESAP, 2015). Colabora com a Casa da Imagem e com o Clube de Desenho. Leciona regularmente Artes Visuais e de momento é docente no IPVC.
Equipa:
Direção Artística e Curadoria: Clube de Desenho
Desenho de Exposição e Montagem: Carlos Pinheiro, Irene Loureiro, Marco Mendes, Nuno Sousa e Sofia Barreira
Produção: Sofia Barreira
Comunicação: Irene Loureiro e Sofia Barreira
Registo Fotográfico: Carlos Campos
Material Gráfico: Adriana Assunção
© Carlos Campos
© Carlos Campos
© Carlos Campos
© Carlos Campos
© Carlos Campos
© Carlos Campos