A TODOS OS PRESENTES

CLAUS VOSS
GONÇALO GOUVEIA
MATIAS ROMANO ALEMAN
VINÍCIUS LOPES

16 Novembro 2024 – 21 Dezembro 2024

‘A todos os presentes’ é uma exposição sobre diferentes maneiras de lidar com o mal que está aí, seja através da pintura, do desenho, ou de qualquer outra forma plástica. A inconveniência do trágico resolvida numa superfície, através de imagens, apresenta-se aqui como uma alternativa possível. Deste modo, a exposição reúne quatro artistas pela admiração que um deles tem da visão pictórica, da interpretação de mundo e do senso de humor dos outros três. Imagens que aparecem como excertos a preto e branco da memória de um sonho, figuras dissolvidas num entrelaço de vapores cromáticos,  anedotas imprevisíveis e cowboys são algumas das coisas oferecidas ao público. É um convite a valorizar a nossa própria presença, às vezes ameaçada pela falta de consenso sobre o que isso significa.

Biografias:

CLAUS VOSS (Kiel, 1993), vive e trabalha no Porto, licenciou-se em arquitetura. Em 2020 começou a pintar e em 2021 muda-se para o Porto onde realiza um mestrado em pintura na FBAUP.

GONÇALO GOUVEIA (1996, Portugal) Licenciado em Pintura na FBAUL (2014-2018) Entre 2020 e 2022 realiza o mestrado em Artes Plásticas pela FBAUP. Neste momento, frequenta a pós-graduação em Estudos Visuais – Fotografia e (Pós) Cinema na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Expõe desde 2018. Vive e trabalha nas Caldas da Rainha.

MATÍAS ROMANO ALEMAN (Buenos Aires, Argentina, 1990). Estudou Design. A sua obra situa-se algures entre a memória e a ficção, incorporando a literatura como matéria-prima. A sua produção é marcada pela narrativa, muitas veses com laivos de humor, ou ironia. Mudou-se para o Porto em 2020.

VINÍCIUS LOPES (Tabocas, Bahia, 1993) Vive e trabalha no Porto. A sua pintura investiga a produção de imagens e o seu lugar na cultura. Exposições (selecção): 20a SP-ARTE, Biennale Pavilion BR. Luis Maluf Gallery (2024); Artistic Residency Exhibition, Galeria Luis Maluf (ULM), São Paulo, BR (2024); Primeira, Galeria Interior, Viseu (2023); No outro dia, Mármol Project, Porto, PT (2023); Descançaço, OKNA Gallery, Porto, PT (2023); Visibilidade e Cegueira, Atelier Galeria FFAC, Porto, PT (2023); Campanice Open Studio, Campanice, Porto, PT (2023); Se Tú Visses o Que Eu Vi, ANDAIME, Viana do Castelo, PT. (2022); Bienal Internacional do Alentejo, PT (2023); Reflexões sobre o Castelo, Museu de Lamas, Santa Maria da Feira, PT (2021).

Equipa:

Direção Artística e Curadoria: Clube de Desenho

Desenho de Exposição e Montagem: Carlos Pinheiro, Sofia Barreira; Claus Voss, Gonçalo Gouveia Matias Romano Aleman e Vinícius Lopes

Produção: Sofia Barreira

Comunicação: Sofia Barreira

Material Gráfico: Adriana Assunção

Fotografia: Diogo Nogueira 

Apoios:

Catering: