A ARMAÇÃO
DANIEL SILVESTRE
21 Setembro 2024 – 02 Novembro 2024
A Armação
A Armação, de Daniel Silvestre, é o título de uma publicação em banda desenhada que vê agora o prelo, após uma residência em Bruxelas que resulta de uma cooperação entre o CLP Camões IP Bruxelas e a Bedeteca de Beja. Surgindo primeiramente no contexo de um trabalho académico, esta narrativa gráfica foi construída a partir de uma série de entrevistas ao avô do autor, José Silvestre, e ficciona sobre a sua vida ligada ao mar.
Aos 10 anos José Silvestre ajudava os pais transportando peixe em cima de um burro, entre Torres Vedras e Porto Novo. O pai trabalhava no mar e a mãe vendia peixe na praça e, um dia, o pequeno José teve de levar um peixe com 150 quilos ao longo de um percurso de 15 quilómetros, como forma de aumentar um pouco mais o rendimento dos pais. A narrativa representa os medos produzidos pela sua mente infantil e o assombramento que sente na magnitude desse animal majestoso, ao mesmo tempo que produz um breve retrato do nosso país durante os anos 30.
Daniel Silvestre
Residência Artística de Banda Desenhada em Bruxelas
Esta mágica e delicada “A Armação” é fruto do trabalho criativo de Daniel Silvestre, autor do argumento e desenho, mas resulta também de um outro trabalho, esse produzido a várias mãos, todas empenhadas no favorecimento da promoção, divulgação e internacionalização da criação artística portuguesa no domínio da Banda Desenhada.
A publicação que se apresenta é o resultado da primeira edição da Residência Artística de Banda Desenhada Portugal-Bélgica, uma iniciativa que celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), promovida pelo Centro de Língua Portuguesa Camões IP em Bruxelas, em parceria com o Município de Beja/Bedeteca de Beja e com o apoio do Camões IP, da Embaixada de Portugal em Bruxelas, da Université libre de Bruxelles e do Centre Belge de Bande Dessinée/Musée de la BD Bruxelles.
Daniel Silvestre foi o artista selecionado pelo júri entre quase duas dezenas de propostas, que atestam a pertinência do projeto. Para além de apoio à criação, Daniel Silvestre beneficiou de uma residência de um mês em Bruxelas, tendo trabalhado no magnífico espaço da antiga tipografia do Banco Nacional da Bélgica ao lado de artistas belgas e participado na Fête de la BD/BD Comic Strip Festival de Bruxelas, graças ao apoio do Centre Belge de la Bande Dessinée/Musée de la BD Bruxelles.
O fanzine que agora trazemos a público regista, assim, o conhecimento e aprofundamento das relações entre Portugal e a Bélgica no domínio artístico e resulta de labor e amor partilhados pela 9ª arte.
Ana Corga Vieira | CLP Camões IP Bruxelas
Paulo Monteiro | Bedeteca de Beja
Biografia:
Daniel Silvestre exerce actividade de ilustrador editorial desde 2006, tendo ilustrado, entre outros, textos de Alice Vieira, Ana Saldanha, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Machado de Assis, Sophia de Mello Breyner Andresen e Raúl Brandão. Foi ilustrador residente do Museu do Porto entre 2021 e 2023. Actualmente é docente convidado de desenho na Escola de Design do IPCA (Barcelos) e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Equipa:
Direção Artística e Curadoria: Clube de Desenho
Desenho de Exposição e Montagem: Carlos Pinheiro, Daniel Silvestre e Sofia Barreira
Produção: Sofia Barreira
Comunicação: Irene Loureiro e Sofia Barreira
Material Gráfico: Adriana Assunção